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Saúde de ferro: adicione 5 grãos 'mágicos' na dieta

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O universo dos grãos não se resume ao trigo. Veja como estes cereais podem melhorar sua saúde e seu desempenho físico

Engula esta: O universo dos grãos é muito mais vasto do que a cultura do trigo faz parecer. Adicione estes cereais à sua dieta e confira os benefícios para a sua saúde.


Cevada

Esse cereal adocicado agrada a maioria dos paladares. Seu ponto forte é o magnésio, um mineral que constitui o tecido ósseo e ajuda a afastar a osteoporose.


Trigo-sarraceno

Consumido na forma de macarrão (chamado soba) e crepe, contém, na casca, rutina, flavonoide com ação antioxidante. Tem sabor suave e adocicado.


Quinua

Trata-se de um dos raros grãos ricos em fibras integrais cozidos facilmente. É encontrada na forma de macarrão, grão para consumir quente ou frio, biscoitos, farinha e flocos.


Painço

Conhecido como comida de passarinho, esse cereal minúsculo e saboroso é fonte de magnésio, manganês e fósforo. Pode ser consumido em saladas ou em farinhas no preparo de bolos, tortas e sopas.

Amaranto

Esse grão peruano é rico em cálcio, proteína, ferro e fósforo. Com consistência de mingau, vai bem cozido e em refogados e sopas.