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O remédio está no prato

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Conheça os alimentos que ajudam a aliviar os desconfortos mais comuns da gravidez

Câimbra, azia, enjoo, inchaço e prisão de ventre são palavrinhas que se tornam muito presentes no vocabulário da maioria das grávidas. Esses desconfortos são absolutamente normais e, com alguns pequenos ajustes na alimentação, dá para aliviá-los.

As câimbras, por exemplo, acontecem por causa da carência de cálcio e potássio no organismo. Para evitá-las, coma mais banana, tome muita água de coco e incremente a ingestão de leite e derivados. Seu tormento tem sido a azia? Evite as frutas muito ácidas, os alimentos gordurosos demais e esqueça as grandes porções de comida. Acostume-se a comer mais vezes ao dia, em quantidades menores. Na hora da queimação, um pedacinho de pera geladinha pode ajudar a aliviar.

Grávidas que sofrem com náuseas devem evitar ficar de estômago vazio por longos períodos. Abacaxi, laranja e limão caem bem nessa fase. Evite os produtos de limpeza muito perfumados, e peça para alguém cozinhar para você se o estômago embrulhar demais durante o preparo da comida. Faça alguns gelinhos com suco de limão ou de laranja e chupe-os lentamente quando o enjoo aparecer.

A prisão de ventre é outro incômodo bem desagradável e que pode acometer até as mulheres que nunca tiveram problema para ir ao banheiro antes de engravidar. Para contorná-la, beba muita água, coma mamão e ameixa, e polvilhe farelo de aveia ou farinha de linhaça sobre a comida. O inchaço melhora bastante com a diminuição do sal da dieta, com o consumo de frutas diuréticas e com o hábito de se deitar com as pernas elevadas por 15 minutos, três vezes ao dia.