É Notícia

Descubra qual é o finalizador ideal para reduzir o frizz, dar volume e

www.http://claudia.abril.com.br

O maior aliado para manter o cabelo sob controle é um bom finalizador. Encontre o seu!

Você sabe qual finalizador utilizar para conseguir cada efeito? Convidamos alguns dos maiores experts em cabelos do Brasil para indicar os produtos ideais para quatro situações: reduzir o frizz, aumentar o volume, modelar penteados (neste último caso, utilizando pomadas e musses). Confira!

Anti-Frizz
Controle os fios arrepiados com cremes ou óleos. "Os primeiros são ideais para cabelos cacheados ou muito volumosos e para dar efeito similar ao de gel em fios curtos", diz Sandro Cassolari, cabeleireiro do salão Cassolari¿s, em São Paulo. Com o cabelo úmido, aplique uma pequena quantidade (o equivalente a uma moeda de 1 real) da metade do comprimento até as pontas. "Se sentir necessidade de mais produto, use, mas com cautela para não deixar as mechas muito pesadas", afirma Sandro. Já o óleo abaixa o frizz provocado pelo secador. Esquente duas gotinhas do produto, esfregando-as entre as mãos, e aplique, também da metade do comprimento para baixo, no final do processo. Termine penteando os fios com os dedos, pois com a escova o arrepiado tende a voltar.

Pó de volume
Conhecido nos backstages de beleza como "pozinho mágico", ele aumenta o volume quase que instantaneamente. Com os fios secos, separe o cabelo em grandes mechas. Polvilhe o produto no topo da cabeça, próximo à raiz, e bagunce com as mãos. Importante: não penteie depois, pois os fios ficam mais espessos, podendo até quebrar com a fricção da escova. "Atenção também à quantidade. Em excesso, pode dar aspecto opaco ou sujo às mechas", alerta Vito Mariella, cabeleireiro do Liceu de Maquiagem, em São Paulo. Remova com xampus antirresíduos.

Pomada
Boa opção para quem tem cabelo curtinho. Com diversos graus de fixação (leve, média ou alta), com ou sem brilho, pode realçar um corte repicado, criar um penteado em estilo bagunçado ou dar forma a topetes. Primeiro, aqueça a pomada, esfregando-a entre as mãos. Depois, passe nos fios úmidos de maneira aleatória, modelando como quiser - o ideal é começar com uma quantidade pequena, do tamanho de uma pérola, e ir acrescentando o produto aos poucos. "Como é oleoso, na hora de retirar, aplique o condicionador antes do xampu, pois a combinação das fórmulas fará com que a pomada saia mais rápido e não grude no cabelo", sugere o cabeleireiro Wanderley Nunes, do Studio W, em São Paulo.

Musse modeladora
É indicada para controlar e modelar os fios. Por isso, pode ser usada tanto para dar corpo aos cabelos mais lisos e fininhos como para segurar o volume dos crespos. Quem ensina a usar é o cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi, do salão M.G Hair Design, em São Paulo: "Passe o equivalente a uma ou duas bolas de pingue-pongue do produto próximo à raiz, com os fios úmidos, e penteie levando a musse em direção às pontas. Assim, você garante resultado natural e mais movimento às mechas. Depois, seque e coloque bobes, para cachear, ou faça uma escova lisa".