É Notícia

Cosméticos naturais: muito além do jardim

www.mdemulher.abril.com.br

O alemão Michael Straub conta os desafios de criar cosméticos à base de ativos naturais

A onda ecológica é uma realidade da indústria cosmética, mas a tarefa de unir ingredientes extraídos da natureza e alta tecnologia não é para qualquer um. Conseguir um creme 100% natural com a mesma efcácia de um produzido com ativos sintéticos é um desafo encarado diariamente, desde 1998, pelo engenheiro agrônomo Michael Straub. No comando do departamento de pesquisa e cultivo de plantas medicinais da empresa suíça Weleda, o alemão explica a importância de unir beleza, ciência e sustentabilidade.

Quais as vantagens dos cosméticos naturais?
Eles contêm óleos vegetais puros derivados de frutos e sementes, que são cheios de energia e ingredientes ativos. Ricos em ácidos graxos essenciais, são extremamente bem absorvidos pela epiderme e estimulam seu processo natural de regeneração. Também são livres de conservantes sintéticos, que são substituídos por óleos essenciais, e ajudam a regular a pele como um todo, e não agem somente sobre determinado problema, como rugas e acnes.

Quais os mais indicados para o corpo e o rosto?
O óleo de semente de rosa mosqueta, por exemplo, que compõe os produtos para mulheres acima dos 30 anos, contém antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e melhoram a elasticidade da pele. Esse mesmo óleo é conhecido pela ação cicatrizante, muito usado para curar feridas. Já o óleo essencial de rosa damascena, além da ação antisséptica, ajuda no relaxamento. Procure também pelos agentes extraídos da rosa, da romã e dos extratos vegetais obtidos das fores de calêndula e de algumas raízes e resinas.

De onde vem a matéria-prima?
Das plantações da empresa, dos agricultores com contratos e de outros fornecedores ao redor do mundo. Nesse processo, centenas de famílias são benefciadas. Na Turquia, por exemplo, 300 produtores são favorecidos com o plantio de rosa damascena. O importante é que essas plantas não têm resíduos de produtos químicos ou de poluição.

Qual o maior desafio durante a produção?
Não é nada fácil manter um fornecimento contínuo de matérias-primas puras porque alguns itens não estão disponíveis todos os meses do ano. Assim, planejamos a produção, cuidando de todo o plantio, para garantir o abastecimento.